O impacto do aumento das taxas de juro em cinco pontos

O impacto do aumento das taxas de juro em cinco pontos
A consultora imobiliária Imovendo, após analisar as respostas de 830 proprietários em Portugal, revela várias conclusões sobre o impacto do aumento das taxas de juro no mercado imobiliário. Entre as principais conclusões destacam-se: mais de 20% dos proprietários estão a tentar vender o imóvel há mais de seis meses, o rácio de venda de primeira para segunda habitação continua a ser de 2:1, e 18% das pessoas planeiam mudar de situação, seja arrendando, saindo do país ou vivendo com familiares.
Além disso, observa-se que o número de pessoas que colocou a casa à venda devido ao aumento das taxas de juro tem vindo a crescer. Já as mudanças familiares, que tradicionalmente eram um fator importante nas vendas, têm vindo a perder peso.
O impacto das taxas de juro também é discutido no contexto mais amplo da economia, com a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, a afirmar que a inflação na zona euro continua elevada e que as taxas diretoras provavelmente não atingiram os seus valores máximos, o que poderá prolongar ainda mais as dificuldades para os proprietários portugueses.