Portugueses procuram casas mais pequenas

Portugueses procuram casas mais pequenas para evitar risco de incumprimento
Com a subida das taxas de juro a pressionar os orçamentos familiares, a consultora imobiliária Imovendo revela que cerca de 50% dos portugueses está a optar por trocar o imóvel atual por casas menores e mais acessíveis, a fim de evitar o risco de incumprimento dos empréstimos. Esta conclusão surge a partir de um inquérito a mais de 800 pessoas que usaram os serviços da Imovendo na primeira semana de abril.
O estudo também indica que 22,2% dos proprietários que venderam imóveis no primeiro trimestre de 2023 o fizeram para aliviar as dificuldades financeiras causadas pela inflação e aumento das taxas de juro. Além disso, apenas 23,3% dos portugueses procuraram casas maiores, comparado com 47,9% no início do ano, refletindo a crescente preocupação com a capacidade de pagamento das prestações.
Miguel Mascarenhas, cofundador da Imovendo, destaca que a tendência de procurar imóveis menores, embora já existente, intensificou-se neste primeiro trimestre de 2023, alertando para a necessidade urgente de uma reflexão do Governo sobre as mudanças no mercado, dada a elevada inflação no mercado de arrendamento.
Veja o artigo completo aqui