Documentos necessários para avaliar o imóvel e marcar escritura
Após obter pré-aprovação do pedido de crédito à habitação, o passo seguinte é a avaliação do imóvel, etapa do processo onde terá que apresentar os seguintes documentos do imóvel:
● Caderneta predial;
● Certidão de teor do imóvel;
● Plantas do imóvel.
Deve solicitar estes documentos à parte vendedora, ou ao mediador imobiliário que o acompanha no processo.
Para finalizar o processo de crédito, para além da documentação referida anteriormente, será necessário entregar à entidade bancária até ao dia da escritura a seguinte documentação:
● Licença de habitação;
● Certificado energético do imóvel;
● Apólices de seguro de vida e multiriscos (caso contrate os seguros numa companhia
que não a indicada pelo banco);
● Direito de preferência;
● Documentos de identificação da parte vendedora;
● Comprovativo de pagamento de IMT.
Para perceber melhor a documentação necessária num processo de crédito habitação, e para obter ajuda na recolha da mesma, aconselhamos que consulte um intermediário de crédito habitação especializado.