É possível vender casas no Facebook?
Comprar casa a um preço acessível é tão difícil que há cada vez mais compradores a afastar-se dos sites para vender imóveis e a procurar alternativas nos grupos de venda de casas do Facebook. Já para os proprietários, vender casas no Facebook parece uma oportunidade de chegar rapidamente a potenciais interessados e fechar negócio sem pagar comissão imobiliária. Mas será que funciona sempre bem?
Prós e Contras do Facebook Marketplace | |
➕ Há grupos de venda de casas no Facebook focados em zonas específicas.
➕Vendedores: pode vender a sua casa sem mediação e sem pagar anúncio.
➕Compradores: encontra imóveis e oportunidades a preços mais baixos. | ⬇O Facebook Marketplace transmite pouca confiança a quem vende e compra.
⬇Os vendedores demoram mais tempo a vender do que com uma imobiliária.
|
Vender casas no Facebook: prós e contras para vendedores
Prós: quais são as vantagens de vender casa no Facebook?
- Pode vender a casa no Facebook sem mediação imobiliária. Se teve uma má experiência com imobiliárias no passado, ou se não quer pagar uma comissão imobiliária, os grupos de venda de casas no Facebook são uma forma de encontrar potenciais compradores sem pagar anúncios.
- Encontra facilmente pessoas à procura de casa na sua zona. Como os grupos de venda de casas no Facebook costumam focar-se numa única zona (por exemplo “imóveis no Grande Porto”), chega facilmente a potenciais compradores que estão empenhados a encontrar casa na sua zona.
Contras: quais são as desvantagens de vender casas no Facebook?
- Demora mais tempo a vender. Na nossa experiência, os particulares que publicam um anúncio para vender casa no Facebook, no Idealista ou no Custo Justo demoram a encontrar um comprador do que imobiliárias. Isto acontece porque os anúncios publicados por profissionais transmitem mais confiança.
- Não consegue organizar os contactos. Infelizmente, o Messenger e o Marketplace não permitem organizar as mensagens para destacar os contactos de potenciais interessados, marcar visitas ou deixar notas (a menos que tenha um perfil empresarial e use esse perfil para publicar em diversos grupos).
- Recebe muitas mensagens de curiosos. No Facebook, está sempre sujeito a receber mensagens de pessoas que não têm mesmo interesse na casa ou que querem fazer propostas muito abaixo do valor de venda. Além disso, também vai receber muitas mensagens de consultores a tentar angariar o imóvel.
Procurar casa em grupos de vendas do Facebook: prós e contras para compradores
Prós: quais são as vantagens de procurar casa no Facebook Marketplace?
- Encontra várias “oportunidades”. Os grupos de venda de casa no Facebook são uma das melhores formas de encontrar anúncios de particulares e de imobiliárias mais pequenas que não pagam a subscrição de todos os sites para vender imóveis (como o Idealista, o Imovirtual ou o Supercasa).
- Publique um anúncio a explicar o que procura. Faça uma publicação nos grupos de venda de casas no Facebook a explicar o que procura (por exemplo, “Procuro T2 perto do metro ou comboio até 200.000€”) e de certeza que várias pessoas vão entrar em contacto consigo, tanto privados como consultores.
- Descubra imóveis que ainda não estão publicados. É possível encontrar imóveis nos grupos de venda de casas no Facebook que ainda não aparecem nos outros portais imobiliários, mesmo sendo de consultores. Isto porque são imóveis que acabaram de entrar, que ainda não têm fotos ou certificado energético.
Contras: quais são as desvantagens de procurar casa nos grupos de Facebook? Pode confiar num anúncio do Facebook Marketplace?
- Não há nenhuma forma de verificar a veracidade do anúncio. Infelizmente, o Facebook Marketplace é quase o “Faroeste”. Qualquer pessoa pode publicar, o que faz com que haja cada vez mais burlas, sobretudo no arrendamento. Não pague nada sem CPCV e peça sempre a um advogado que veja todos os documentos. No caso de pedir financiamento, o banco também vai confirmar toda a informação.
⚠️ Nunca pague nada para visitar o imóvel nem para reservar o imóvel. Antes de pagar qualquer sinal, consulte um advogado.
- Muitos vendedores pedem pagamento a pronto. Alguns dos negócios mais tentadores que aparecem no Marketplace são de vendedores que só aceitam pagamento a pronto. Alguns só querem fazer o negócio rápido, mas outros estão a esconder problemas ao evitar o crédito bancário (por exemplo, o imóvel está ocupado por inquilinos, não tem licença de utilização).
- O Marketplace é errático ao ordenar os anúncios. O Marketplace do Facebook nem sempre escolhe os anúncios mais recentes. Alguns anúncios aparecem muitas vezes, enquanto outros ficam “enterrados” e têm pouca visibilidade. Por isso, não basta ir ao Marketplace para encontrar casa no Facebook. Também precisa de se juntar a vários grupos de venda de casas e verificar os posts mais recentes.
Veredicto: é possível vender casas no Facebook?
Não só é possível, como já aconteceu. Há várias pessoas a vender casas no Facebook e algumas fecham negócio numa questão de dias. No entanto, não é o mais comum. Os anúncios de particulares demoram mais tempo a vender, não há forma de filtrar os contactos, e precisa de uma boa dose de paciência para lidar com todas as mensagens de pessoas que não se encaixam no perfil de comprador.
Por outro lado, se é comprador, deve proceder com caução. Embora se encontrem grandes negócios no Facebook – especialmente se conseguir pagar a pronto – convém ter cuidado para verificar se está tudo correto. Pode haver imóveis ocupados, sem licença de utilização ou com usufrutos que desconhece. Consulte um advogado para rever toda a documentação antes de pagar o sinal.
Se quer evitar a comissão imobiliária, que costuma ser uma percentagem do valor de venda final, isto interessa-lhe. Na Imovendo só paga uma comissão fixa que é transparente desde o primeiro dia. Oferecemos o estudo de mercado, uma sessão de fotos profissional e partilhamos o seu anúncio de forma destacada nos principais sites para venda de casas, como o Imovirtual, o Supercasa, o Casa SAPO e o Custo Justo.
Depois, filtramos os contactos e pode agendar as visitas diretamente através da app para iOS ou Android. Por isso, controla a negociação durante todo o processo! Não só vai poupar milhares de euros em comissões imobiliárias, como também vai vender a sua casa mais rápido do que no Facebook. Na Imovendo, temos a chave para vender bem.