É possível anunciar imóveis no Instagram?
Há tantas pessoas a vender casa no Facebook que talvez se esteja a perguntar: é possível vender casas no Instagram? Como é que pode anunciar imóveis no Instagram?
Prós e Contras de anunciar imóveis no Instagram | |
➕ O Instagram é mais popular entre os jovens do que o Facebook.
➕Vendedores: pode fazer um anúncio no stories do Instagram.
➕Compradores: siga os perfis de imobiliárias locais no Instagram. | ⬇Não há um sistema para fazer anúncios grátis, como o Facebook Marketplace.
⬇É mais fácil gerir os anúncios no Instagram através do Facebook.
⬇Vê anúncios de imóveis que podem não lhe interessar. |
Anunciar imóveis no Instagram: prós e contras para vendedores
Prós: quais são as vantagens de anunciar imóveis no Instagram?
- O Instagram permite chegar a um público diferente. Devido aos incentivos do governo, como a isenção do IMT, há cada vez mais jovens até 35 anos à procura de casa. No entanto, este público usa muito mais o Instagram do que o Facebook. Por isso, vale a pena anunciar imóveis no Instagram.
- É fácil gerir todas as mensagens. Apesar do sistema de mensagens do Instagram parecer bastante simples, basta ter uma página empresarial para adicionar uma etiqueta para destacar quem está interessado (lead) e quem agendou visita. Os contactos que não interessam podem ir para a caixa de entrada “geral”.
- Eficaz para remarketing. O remarketing consiste em anunciar imóveis apenas a pessoas que já estiveram no seu site. Por isso, se tiver uma agência imobiliária ou uma landing page sobre o imóvel, pode usar o Instagram para recordar aos interessados que o imóvel continua disponível. No entanto, se está a tentar vender como particular, provavelmente não vale a pena desenvolver um site.
Contras: quais são as desvantagens de anunciar imóveis no Instagram?
- Não há uma plataforma para vender casas no Instagram. Ao contrário do que acontece com o Facebook, que tem o Facebook Marketplace e os grupos de venda de casas no Facebook, o Instagram não tem nenhuma plataforma para vender e comprar. Por isso, raramente há compradores à procura e gasta dinheiro a chegar a pessoas que não têm interesse no imóvel.
- A gestão de anúncios no Instagram é mais fácil através do Facebook. Pode publicar fotos de um imóvel que está à venda e promover o post. No entanto, como anunciar no Instagram está associado está associado ao Meta for Business, é mais fácil gerir os anúncios através do Facebook. Consegue selecionar onde vai aparecer (no feed, nos stories, etc), a localização geográfica e outros fatores.
Procurar casa no Instagram: prós e contras para compradores
Prós: quais são as vantagens de procurar casa no Instagram?
- Siga as páginas individuais de consultores. O Instagram não é um site para vender imóveis. Porém, há muitos consultores que têm perfis no Instagram. Siga os consultores que trabalham na área que mais lhe interessa para ficar a par das novidades, incluindo imóveis que vão ficar disponíveis em breve.
- Encontre perfis de imobiliárias locais. Algumas imobiliárias locais têm páginas no Instagram onde vão divulgando as oportunidades que aparecem. Estas imobiliárias costumam ter comissões mais baixas, imóveis a preços mais razoáveis e que não aparecem em muitos dos portais imobiliários mais habituais.
Contras: como saber se pode confiar num anúncio do Instagram?
- Não há nenhuma forma de verificar a veracidade do anúncio. Tal como acontece com o Facebook Marketplace, há muitos anúncios falsos. Por isso, se o anúncio foi publicado por um privado, peça sempre a um advogado para verificar a documentação.
- Procure o anúncio noutros locais. Depois de encontrar a casa no Instagram, confirme se o anúncio aparece em mais sites para vender imóveis. Os outros sites podem ter a data em que o imóvel foi adicionado, mais informação relevante e o número de licença AMI da imobiliária.
Veredicto: como anunciar no Instagram? Vale a pena vender casa no Instagram?
Como proprietário, parece-nos difícil vender casa no Instagram. O Instagram não é uma plataforma online de venda de casas nem tem classificados. No entanto, como profissional, se souber como anunciar no Instagram, não há dúvida que é uma ferramenta com um alcance enorme. Se a sua agência tiver um site, instale o pixel do Facebook para fazer remarketing e otimizar os anúncios.
Se é comprador, o Instagram também não é o melhor sítio para encontrar grandes oportunidades. Nesse aspeto, os grupos de venda de casas no Facebook continuam a ser mais eficazes a encontrar boas oportunidades. Contudo, vale a pena seguir os perfis de consultores que trabalham na sua zona. Em qualquer um dos casos, é importante pedir a um advogado para rever toda a documentação e verificar se está tudo correto.
Na Imovendo, não precisa de ter qualquer receio. Para os compradores, é como comprar diretamente ao proprietário – mas sem nenhuma das desvantagens, porque a nossa equipa verifica a documentação. Se é vendedor, a Imovendo acompanha todo o processo, desde o estudo de mercado até à assinatura da escritura. Acredite, vender casa sem apoio profissional é bem mais difícil do que comprar.
Depois da avaliação da casa, organizamos uma sessão de fotos profissional. A seguir, divulgamos o anúncio da casa nos principais sites para vender imóveis, incluindo o Imovirtual, o Supercasa, o Casa SAPO, o Custo Justo e as redes sociais. Os anúncios são sempre publicados de forma destacada e ajudamos a filtrar todos os contactos que recebe. Assim, só marca visita com quem está realmente interessado.
Quando encontrar o comprador, a nossa equipa prepara a minuta para o CPCV e para a escritura, além de ajudar o potencial comprador a conseguir financiamento. Não só vai poupar milhares de euros em comissões imobiliárias, como também vai vender a sua casa mais rápido.